Prémios para a investigação agroalimentar

A Fundação Grupo Siro tem, entre as suas atividades, a promoção da investigação. No seu empenho em impulsionar a mesma como ferramenta de melhoria do sector agroalimentar, nasce este prémio.

O Prémio Fundação Grupo Siro para a Investigação Agroalimentar quer reconhecer e incentivar o trabalho de investigação neste âmbito, essencial para o desenvolvimento económico sustentável e o bem-estar social, distinguindo e apoiando a divulgação daqueles trabalhos de destaque pela sua inovação e aplicação, que constituem o fundamento do progresso social.

I Edição Prémio Fundação Grupo Siro para a Investigação Agroalimentar

A I Edição do “Prémio Fundação Grupo Siro para a Investigação Agroalimentar” tem como objetivo incentivar e reconhecer o trabalho de investigação neste âmbito, distinguindo e apoiando a divulgação daqueles trabalhos de destaque que podem contribuir para aumentar a especialização e a competitividade agrárias e, por consequência, impulsionar o sector primário espanhol, pilar fundamental do desenvolvimento económico sustentável e do progresso social.

O prémio tem um valor de 15.000 euros e a menção honrosa para projetos de Castela e Leão tem um valor de 5000 euros. Esta I Edição está orientada para a inovação e aplicação tecnológica de desenvolvimentos agrários destinados à produção de cereais, em concreto, ao desenvolvimento da cadeia de valor do trigo.

O júri, presidido por Lucía Urbán López, vice-presidente da Fundação Grupo Siro e do Grupo Siro, está formado por altas personalidades na área, com ampla experiência e uma larga trajetória profissional em agronomia. No total, formam o júri desde prémio 15 vozes prestigiadas que representam outras tantas organizações de referência do sector agroalimentar, nos âmbitos científico, académico e institucional.

A I Edição do Prémio Fundação Grupo Siro para a Investigação Agroalimentar distinguiu o projeto “Herramientas SIG avanzadas de ayuda a la toma de decisiones para una gestión sostenible de cultivos extensivos” (Ferramentas SIG avançadas de ajuda para a tomada de decisões para uma gestão sustentável de cultivos extensivos), da Plataforma sigAGROasesor, liderada por Ana Pilar Armesto e coordenada por Alberto Lafarga, ambos do Instituto Navarro de Tecnologia e Infraestruturas Agroalimentar (INTIA). A menção honrosa para o melhor projeto de Castela e Leão correspondeu ao trabalho de investigação do Instituto de Biologia Funcional e Genómica de Salamanca intitulado “De nuevas levaduras, cereales y productos de panificación” (De novas leveduras, cereais e produtos de panificação) distinguido por Mercedes Tamame.

Accessibility