• Este produto pode fornecer a energia, os nutrientes e, pelo menos, 50% da dose diária recomendada de vitaminas e minerais para uma pessoa
  • Para o desenvolvimento desta bolacha, tivemos em conta as recomendações do CODEX Alimentarius Global, assim como os critérios do modelo de perfil nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde
  • Para distribuir este produto às populações de todo o mundo afetadas por subnutrição, a Fundação Grupo Siro está a construir uma rede de parceiros internacionais na qual já colaboram, entre outros, a HM Hospitales, Fundación de Investigación HM Hospitales, Fundación MAPFRE, Food For The Poor, Cáritas Arquidiocesana de Guatemala, Digisalud e DHL Supply Chain
  • A Fundação lançou um primeiro projeto piloto na Guatemala, onde já distribuiu 40 000 quilos de produto, e um ensaio clínico para garantir a melhoria da saúde em crianças entre 3 e 6 anos de idade devido ao seu consumo
  • Está a ser fabricada nas fábricas da Cerealto Siro Foods em Toro, Espanha, e em Mem Martins, Portugal.

Madrid, 30 de junho de 2021. A Fundação Grupo Siro apresentou a primeira Bolacha Nutricional enriquecida com vitaminas e minerais que consegue combater a subnutrição em qualquer grupo populacional com mais de três anos em qualquer território, podendo fornecer, por apenas 30 cêntimos, a energia, os nutrientes e a maior parte das vitaminas e dos minerais de que uma pessoa necessita para a sua dose diária recomendada. A Fundação atinge, assim, um marco fundamental no seu objetivo de combater a subnutrição no mundo, uma situação que afeta quase 690 milhões de pessoas no mundo, ou seja, 8,9% da população mundial, segundo dadosi da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um número que aumentou em 60 milhões em cinco anos.

A finalidade deste produto, sem fins lucrativos, é ser distribuído através de redes de colaboração com instituições que partilham o objetivo de combater a subnutrição em qualquer parte do mundo, sejam ONG, fundações, empresas privadas, administrações locais, etc., tanto a nível global como local, em diferentes territórios.

Para o seu desenvolvimento, foram tidas em conta as recomendações do CODEX Alimentarius Global, assim como os critérios do modelo de perfil nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde.

A principal diferença desta bolacha com outros produtos existentes é que, por apenas 30 cêntimos, consegue-se fornecer, pelo menos, 50% das vitaminas e dos minerais de que uma pessoa necessita por dia, especificamente vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, D e E, e Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio e Iodo, e ser uma fonte de proteínas e rica em fibras. Para a sua elaboração, foram utilizadas farinhas integrais, óleo de girassol alto oleico e quantidades reduzidas de sal e açúcares abaixo do limite crítico estipulado pela OMS, obtendo-se uma classificação de Nutriscore A.
Está a ser fabricada nas fábricas da Cerealto Siro Foods em Toro, Zamora (Espanha) e Mem Martins (Portugal).

Para a distribuição desta Bolacha Nutricional, a Fundação Grupo Siro está a criar uma rede de parceiros que partilham o seu objetivo de combater a subnutrição no mundo, da qual já fazem parte a HM Hospitales, Fundación de Investigación HM Hospitales, Fundación MAPFRE, Food For The Poor, Cáritas Arquidiocesana de Guatemala, Digisalud y DHL Supply Chain, entre outros colaboradores, e que está aberta a novos parceiros.

“Acabar com a subnutrição no mundo é um objetivo muito ambicioso que não podemos alcançar sozinhos. Conseguimos desenvolver este produto a um custo muito baixo, e este é o primeiro passo, mas precisamos de colaborar com outras instituições, empresas e organizações que partilhem o nosso propósito para que possa chegar às populações que mais precisam, e já estamos a criar esta rede de colaboradores que está aberta a novos parceiros”, afirmou Juan Manuel González-Serna, Presidente da Fundação Grupo Siro.

A apresentação desta bolacha nutricional teve lugar no Auditório Reina Sofía del Hospital Universitario HM Sanchinarro, e contou com a presença do Dr. Juan Abarca Cidón, presidente da HM Hospitales, que salientou que “desde que, na HM Hospitales, tivemos conhecimento da existência desta bolacha nutricional, recorremos a esta iniciativa porque partilhamos os valores que impulsionam a Fundação Grupo Siro para o seu desenvolvimento. Além disso, como profissionais de saúde, consideramos inconcebível que, no século XXI, ainda existam problemas de subnutrição no mundo, e esta iniciativa, ao combinar inovação, talento e trabalho em equipa, move-se decididamente na solução deste problema endémico global”.

Projeto piloto na Guatemala

Para validar a eficácia do consumo da bolacha como suplemento alimentar para gerir a subnutrição e o seu impacto positivo na saúde, a Fundação Grupo Siro lançará um ensaio clínico na Guatemala, que está a ser liderado pela Fundação de Investigação HM Hospitales, com um grupo de 200 crianças entre 3 e 6 anos de idade pertencentes à rede da Cáritas Arquidiocesana da Guatemala. A escolha deste país deve-se ao facto de, na Guatemala, 49,8% das crianças menores de 5 anos sofrerem de subnutrição crónica, ou seja, afeta uma em cada duas crianças menores de cinco anos, é o primeiro lugar na América Latina e o quarto no mundo em termos de subnutrição infantil.

Para conseguir o melhor impacto possível na saúde destas crianças, a porção e a receita foram adaptadas às carências específicas deste grupo populacional e ao território em que vivem, em particular, aumentou-se a ingestão de vitaminas B12 e D e Ácido Fólico, Cálcio e Iodo. Assim, o consumo de uma porção (4 bolachas) representará, pelo menos, 50% da ingestão diária recomendada de vitaminas e minerais, enquanto, por outro lado, reduziu-se a presença de nutrientes com níveis ideais em toda a população, como a vitamina A. Tudo isto, seguindo as recomendações do Instituto de Nutrição da América Central e do Panamá, adscrito à OMS.

As mudanças na saúde da população estudada como resultado do consumo da bolacha serão medidas seguindo o protocolo clínico desenvolvido pela Fundação de Investigação HM Hospitales e um grupo de médicos pediátricos de renome da HM Hospitales, além da equipa de nutrição e desenvolvimento do I+DEA e da Cerealto Siro Foods, através da análise da melhoria analítica de micronutrientes no início e no final da intervenção (passados 6 a 9 meses).

A Fundação já doou 40 000 quilos de produto a este país e vai lançar um estudo clínico que foi desenvolvido em conjunto com a Fundação de Investigação HM Hospitales, cuja execução será possível graças ao apoio e envolvimento da Cáritas Arquidiocese da Guatemala e da Digisalud, principalmente.

O Dr. José Mª Castellano, diretor científico da Fundação de Investigação HM Hospitales, diz sobre o projeto e o estudo clínico a desenvolver na Guatemala que, “a Fundação de Investigação HM Hospitales participou na elaboração do protocolo do estudo clínico prospetivo que visa demonstrar a melhoria dos parâmetros analíticos das crianças que recebem a bolacha enriquecida em comparação com uma bolacha ‘placebo’. A rigorosa metodologia científica é o que permitirá extrapolar os resultados do estudo para outras regiões do mundo, para que a bolacha Cerealto Siro Foods se torne um elemento disruptivo na subnutrição infantil”.

A visão de futuro da Fundação Grupo Siro em relação a este projeto é uma implementação sólida e a longo prazo em territórios específicos onde existe subnutrição e insegurança alimentar, tanto para a distribuição da bolacha como para a promoção de bons hábitos alimentares, assim como a geração de oportunidades para a população, quer aproveitando as matérias-primas quer favorecendo a produção local, e inclusive ampliando a gama deste tipo de produtos.

Sobre a Fundação Grupo Siro

A Fundação Grupo Siro foi criada em 2007 por Juan Manuel González Serna e Lucía Urban, fundadores do Grupo Siro (hoje, Cerealto Siro Foods), com o objetivo de zelar pela continuidade do seu grupo empresarial e legar a sua empresa à Fundação.

A Fundação desenvolve uma grande variedade de atividades que refletem o compromisso dos seus fundadores em acrescentar valor para a sociedade com base nos seus quatro objetivos fundadores:

O propósito da Fundação centra-se no combate à subnutrição no mundo, impulsionando e promovendo, intelectual e economicamente, ideias e projetos que tenham impacto no nosso meio envolvente. Além de favorecer a integração social de pessoas em risco de exclusão, a concessão de bolsas de estudo pela excelência educacional, o apoio a tratamentos médicos excecionais para colaboradores e respetivas famílias, e a recuperação e valorização do património histórico, artístico e ambiental dos locais onde o grupo empresarial opera.

Accessibility